Arquivo do blog

sexta-feira, 29 de maio de 2009

o que acontece na 8 semana de gravidez??

Aqui vai os acontecimentos para a 8 semana de gestação...
Seu útero tem o tamanho de uma laranja e você pode estar sentindo sua cintura se expandir. Se esta é a sua primeira gestação, ainda não aparece a barriga. Caso contrário já pode estar percebendo uma "barriguinha".
A barriga aparece cada vez mais cedo nas futuras gestações devido à distensão dos músculos e ligamentos abdominais (é claro que isso vai depender do quanto você malha). Você pode se sentir como uma adolescente: com acne e problemas de pele. Não se aborreça - a gravidez causa um aumento da oleosidade da pele, devido à produção dos hormônios placentários. Essas alterações desaparecem assim que passa o primeiro trimestre ou mesmo após o parto, quando os níveis hormonais abaixam.
Conforme o útero vai crescendo, é possível que você sinta um pouco de dor na parte inferior do abdômem ou nos lados.
Algumas mulheres sentem o útero se contrair nesse período. O útero se contrai durante todo o decorrer da gravidez. Se você não sente nada, não se preocupe. Para umas mulheres é mais óbvio que para outras. Mas, se você notar algum tipo de sangramento vaginal, comunique o seu médico imediatamente.

Seu bebê
Esta semana, seu pequeno girino está começando a parecer um pouco mais humano. Outros excitantes desenvolvimentos incluem: Pálpebras, orelhas, lábio superior e da ponta do seu adorável botão nariz estão formando e as orelhas continuam se desenvolvendo bem como o ouvido.
As placas dentárias estão se formando agora. A pele do feto é tão fininha como um papel e suas veias são claramente visíveis.
O tronco do corpo do feto está ficando um pouco mais alongado e reto. Seus cotovelos estão presentes e seus braços e pernas estão se alongando também. Nesta semana irá brotar no Junior os dedinhos das mãos e pés, que ainda estarão grudadinhos por mais algum tempo, você vai poder sentí-los em breve quando seu bebê começar a praticar futebol e voleibol dentro de você! O minúsculo coração deste baby está separado em quatro secções distintas e agora está batendo a uma taxa de 150 batimentos por minuto. Isso é mais do que duas vezes o seu batimento cardíaco (mesmo quando Brad Pitt está na tela).
A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve ser de 14 - 20mm. Deve estar agora do tamanho de uma uvinha.

Sua vida .
Comece a pensar nos profissionais médicos que vão ajudá-la nesta experiência. Esta é uma das mais importantes decisões que você irá fazer, então faça sua investigação e reserve um tempo entrevistando.
Enquanto você estiver procurando ajuda de um profissional, porque não considerar fazer aulas de exercício físico para gestantes ou uma turma especializada em nutrição pré-natal.
Faz bem comer... É importante que a futura mãe saiba que gordura não é sinônimo de saúde e que o aumento excessivo de peso pode comprometer o bem-estar do bebê. Procure comer: Muitas frutas - de todo tipo, sucos, frutas secas Muitas verduras e legumes (folhas, hortaliças, leguminosas...) Nozes, castanhas, amêndoas - é cheio de proteína! Queijo branco (minas, ricota), leite desnatado, mel Pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral Tome bastante água e, se puder, água de côco a rodo!!
Evite:enlatados, condimentos, coisas gordurosas, carnes pesadas, carnes cruas, sushi, camarão, lagosta, frutos do mar (para não arriscar), refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas É bom saber...Procure dormir 8 horas por noite e habituar-se a horários regulares.

Futuro papai...
Faça um esforço para ir á primeira consulta pré-natal. Torne-se um Pai envolvido com a gravidez. Faça aquela pergunta - Será que eu também estou grávido? Veja alguns sinais da Síndrome de Gravidez Paterna e faça você mesmo o diagnóstico: "tive vontade de ir ao obstetra junto com ela"; "estou começando a cultivar uma barriguinha - na base dos docinhos que tenho comido, é claro!" ; "fico querendo saber a todo instante de quanto tempo ela está" ; "de repente fiquei mais carinhoso com ela" ; "fui ao Shopping e comprei um sapatinho de lã para o bebê" ; "tenho estado tenso e com um pouco de enjôo" ; "estou louco para dizer ao mundo inteiro que vou ser papai"; "oba! Eu tenho um obstetra na minha vida!" É isso aí. Você está realmente grávido.
Faça perguntas ao médico dela e divida essa aventura, pois querendo ou não você também está grávido. Leve a mamãe para almoçar, tomar um lanche ou jantar fora após a consulta e discuta com ela alguns pontos sobre a sua gravidez.

2 comentários:

Viviane disse...

Tais, querida!!!!!
Parabéns pela vitória! Fiquei cerca de 1h e meia lendo todo o seu blog(e já me apaixonei por vcs) que loucura hein???......mas o que importa é o amor, união e cumplicidade do casal para superar, juntos, os obstáculos. Acessarei o seu orkut e enviarei uma linda oração para vcs.....
Beijos

Bruna Mangueira disse...

Oiii xD

Parabéns!

EU queria sua ajuda!
Estou fazendo um projeto para a faculdade sobre Reprodução Humana Assistida, li seu blog e amei, então gostaria de saber se tem como você gravar um depoimento em vídeo para que eu mostre a meus colegas.
Sou de João Pessoa - Paraíba e curso Biomedicina.
Nosso curso permite que com uma especialização trabalhemos em laboratórios com isso uma das áreas de atuação é na RHA.
Eu não fazia idéia de como é maravilhoso, estou me apaixonando cada fez mais por isso.

Se for possivel entre em contato comigo.

bru.mc@hotmail.com
ou
bruna.mangueira@gmail.com

Eu prefiro o hotmail, pois uso mais o mesmo.

Beijos.
Sucesso!